Áreas

10/12/2017 - 10:00
A Prodepa já implantou 94 quilômetros de fibra óptica entre os municípios de Marabá e Eldorado do Carajás

 

Com R$ 25,9 bilhões de PIB, o que corresponde a 28% do Produto Interno Bruto paraense, a região de Carajás também responde por 57% do PIB industrial do estado, com 126.201 empregos formais, 11,21% do total do Pará, segundo maior estoque do estado, atrás apenas da região Guajará, Região Metropolitana de Belém, capital. Carajás é a maior produtora de minério de ferro do Pará, com grande potencial na indústria de metalurgia com a fabricação de aço. Além de estar em segundo lugar na produção bovina (14%) e na produção de leite (23%).

Neste cenário, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) trabalha na expansão da Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado para prover à Administração Pública conectividade, ampliando a mobilidade e acessibilidade no interior paraense. E atendendo às metas do Plano Plurianual (PPA) para a região de Carajás, a Prodepa já implantou 94 quilômetros de fibra óptica entre os municípios de Marabá e Eldorado do Carajás, aumentando a disponibilidade da rede e conectando novos órgãos/entidades; reduzindo custos da administração com circuitos de comunicação e acelerando a modernização da gestão pública.

Com a inauguração do trecho, já são mais de 1.500 quilômetros de fibra óptica distribuídas em infovias, canais de comunicação que hoje ligam mais de 70 municípios e fazem a infraestrutura por onde circulam, de um ponto a outro do Estado, os dados da rede estadual de comunicação. Com isso, é garantido acesso aos sistemas corporativos eletrônicos do governo, à internet, aos mais diversos conteúdos e, é claro, à informação e ao conhecimento.

O projeto de expansão das redes de fibra óptica compõe o plano do Governo do Pará de conectar mais municípios do Estado a uma internet confiável e de baixo custo. Com a conectividade nos órgãos, é possível agilizar o atendimento, ter mais controle dos recursos usados, além de aumentar a segurança na gestão dos dados e dos serviços oferecidos à sociedade.

A Cidade Digital mais recentemente implantada na região foi Canaã do Carajás, atendida por rádio de alta capacidade. O ponto de acesso livre à internet fica próximo à Igreja São Pedro e São Paulo, um dos pontos de encontro da população local. Outros quatro municípios (Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá e Parauapebas) já fazem parte da Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado.

Navegapará - Pontos de acesso livre à internet nos municípios da região Carajás

Canaã dos Carajás - Avenida Weyne Cavalcante, próximo à Igreja São Pedro e São Paulo.

Curionópolis – Avenida Brasil, próximo à Prefeitura

Eldorado dos Carajás – Rua Amazonas

Marabá – Beira do Rio (Av. Marechal Deodoro-Marabá Pioneira-Orla) e Praça São Francisco (Cidade Nova)

Parauapebas - Rua 10 ( Próximo à igreja de São Sebastião)

 

Agência Pará