23/12/2017 - 11:30

Os treze municípios do Baixo Amazonas ocupam 25% da área do Estado do Pará, com seus 315,86 mil quilômetros quadrados. A região é a maior produtora de castanha do Pará (94%) e maior produtora de mandioca (30%) do estado. A extração de bauxita é o grande destaque, que dá à cidade de Oriximiná o maior saldo da balança comercial regional, com 213.704.559 milhões de dólares (2014). Os principais produtos exportados pelo município são minério de alumínio (bauxita) e seus concentrados (52%).

A expansão da rede nesta região conta com algumas parcerias, como a feita com o Comando Militar do Norte (CMN), do Exército Brasileiro, que assinou um acordo de cooperação técnica com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amapá (Prodap), no último dia 11 de dezembro. O acordo, que viabiliza o desenvolvimento do projeto intitulado “Backbone Amazônia Oriental”, prevê a implantação de infraestrutura de comunicação segura e compartilhamento de estruturas novas ou já instaladas, próprias de cada uma das instituições envolvidas, incluindo serviços em rede de banda larga.

A cooperação tem como principal motivação a criação e ampliação de backbone regional de alta capacidade, a fim de reduzir a dependência do Exército de provedores de comunicações corporativas, além de expandir e aprimorar a rede corporativa de dados sob a gestão da Prodepa para os municípios paraenses. “O governo do Estado vem trabalhando e fortalecendo as parcerias no sentido de levar as estradas do século XXI, que são as fibras ópticas, a todos os municípios paraenses. O Exército Brasileiro, que é responsável pela guarda das nossas fronteiras, obrigatoriamente precisa chegar mais longe e estabelecer bases contínuas e eficazes, e essa parceria abrirá caminho para isso”, frisou o presidente da Prodepa, Theo Pires.

De acordo com a diretora de Projetos Especiais, Leila Daher, a parceria com a Isolux Energia e Participações S.A. vai permitir a ligação das cidades de Almerim e Oriximiná no Baixo Amazonas, à Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado. “A expectativa é que até março de 2018 as duas cidades estejam implantadas. Também estamos em fase de negociação com a prefeitura municipal de Belterra para a implantação de mais essa cidade digital na região”, conta Leila.

Navegapará - Pontos de acesso livre à internet nos municípios da região Baixo Amazonas

Alenquer – Av. Getúlio Vargas, entre Tv. Dr. Lauro Sodré e Tv. Sete de Setembro.

Santarém - Praça 7 de Setembro (Alter do Chão); Parque de Santarém e Praça Barão de Belém.

Agência Pará