SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
29/08/2020 - 11:45

 

A PRODEPA e a Telebrás assinaram uma parceria no dia 20 de julho, para Exploração Comercial do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para beneficiar regiões do estado do Pará que são áreas remotas e com baixa população. O contrato prevê 50 pontos de conexão via satélite que beneficiam órgãos públicos estaduais, como hospitais, secretarias e bancos. A primeira instalação foi feita no último dia 04 de agosto, onde a agência do Banpará do município de Piçarra, sudeste paraense, foi a primeira contemplada. 

Marcos Brandão, presidente da PRODEPA, afirma que o objetivo dessa parceria é conectar unidades do governo nas regiões que ainda não estejam integrados a Rede Estadual de Comunicação. “Após a implantação desta unidade considerada unidade ‘piloto’, a parceria entre Prodepa e Telebrás deve avançar rapidamente, possibilitando o atendimento de diversas unidades de governo nas diversas regiões do Estado ainda não conectadas à Rede Estadual de Comunicação de Dados ainda neste ano de 2020.”

As empresas, que são parceiras há 8 anos, buscam expandir a rede de conexão de dados para outros órgãos do governo até o fim deste ano.

Gerson Araújo, gerente do escritório regional da Telebrás em Belém, ressalta que a negociação de 50 novos pontos de satélite pactuada com a Prodepa é parte da construção de soluções seguras e adequadas em telecomunicação, que no caso específico, conectará com qualidade 40 municípios do Estado do Pará. “A tecnologia inovadora implementada neste tipo de atendimento permite, a partir da conectividade, unir pessoas, difundir conteúdos, reduzir desigualdades, dar mais eficiência à gestão pública e promover novos ambientes de negócios, sempre com foco no melhor desempenho das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável destas localidades. Essa longa parceria entre a Telebras e a Prodepa tem permitido à Telebras promover um grande avanço na sua verdadeira missão de levar internet onde ninguém mais atende nesse País, melhorando a condição de vida das pessoas e ampliando as oportunidades de negócios. Agradeço o empenho incansável e comprometido da equipe de Belém, a quem atribuo os méritos de mais este processo exitoso.”

O Governo do Estado do Pará, por meio da PRODEPA, busca a ampliação e a melhoria dos serviços públicos para melhor servir o cidadão. Junto com alguns esses pontos, chegam a internet via wi-fi para essas regiões que serão contempladas através desta parceria junto à Telebras, que promove a inclusão digital dos municípios com baixo acesso. 

Com informações da Ascom Telebrás.

 

Texto: Juan Pereira

Revisão: Gabriela Dutra