SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
12/04/2021 - 18:30

 

Os avanços tecnológicos para evolução do programa "Sua Casa", que concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução, ampliação e reforma de casas foi o tema principal de uma reunião realizada nesta segunda-feira (12) entre representante da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).

“Nós estamos trabalhando para que num futuro próximo, essa parceria da Cohab e da Prodepa possa possibilitar um avanço tecnológico que melhore não apenas os sistemas da Companhia, mas também a forma como a população do Pará vem sendo contemplada pelo "Sua Casa". Assim, vamos elevar o nosso programa habitacional para um outro nível, ainda mais elevado”, explicou Orlando Reis, Presidente da Cohab.

O objetivo do encontro foi avançar nas tratativas para atualização do sistema responsável pela emissão dos benefícios do programa estadual. Outro ponto também debatido durante o encontro foi a atualização necessária para que os auxílios deixem de ser emitidos no modelo de cheque, passando então a serem entregues para utilização da população no formato de cartão digital.

Para Marcos Antônio Brandão da Costa, presidente Prodepa, o trabalho em conjunto entre as instituições trará frutos positivos para as pessoas que têm perfil socioeconômico para serem contempladas pelos programas habitacionais no Pará. “A parceria entre os órgãos é de extrema importância, principalmente, para a execução dos programas sociais do governo. Estamos trabalhando para dar uma segurança maior ao procedimento e isso vai permitir um trabalho ainda mais direcionado para o atendimento da parcela menos favorecida. Isso tudo por meio do aprimoramento da parte tecnológica do Estado”, destacou Brandão.

Com a evolução da tecnologia, a expectativa é de que o processo de inscrição e recebimento do “Sua Casa” ocorra de forma ainda mais célere. O programa estadual foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019 e consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro de até R$21 mil para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos no Programa. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes. À medida em que as pessoas são selecionadas, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Os interessados em se cadastrar no Programa Sua Casa podem se dirigir ao prédio da Cohab ou à Secretaria de Estado de Assistência Social do município onde reside. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3214-8511.

Texto: Ronan Frias (COHAB)
Foto: Comunicação COHAB