Na manhã desta sexta-feira (26), a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) celebrou seus 72 anos de fundação em uma cerimônia que reuniu gestores, colaboradores e representantes da Associação dos Funcionários da Prodepa (AFCPD).
Compuseram o dispositivo oficial de celebração os diretores Helena Moscoso (Tecnologia e Comunicação – DTC), Luiz Guedes (Projetos Especiais – DPE), Domingos Santos (Desenvolvimento de Sistemas – DDS), Fernando Marroquim (Administração e Finanças – DAF), Anderson Brasil (presidente da AFCPD) e o presidente da empresa, professor Carlos Maneschy.
Durante seu pronunciamento, o presidente da empresa destacou a relevância do papel da Prodepa na transformação digital do Pará e refletiu sobre o impacto da conectividade na vida das pessoas.
“Hoje mais do que nunca, o mundo digital nos permite expressar opiniões de forma rápida e ampla. Mas, ao mesmo tempo em que a tecnologia nos aproxima, ela também pode ser um canal para a propagação de informações sem fundamento. Por isso, cabe à ciência e a todos nós, que trabalhamos com tecnologia, separar o que é essência do que é aparência, o que é conhecimento do que é mera opinião”, afirmou Maneschy.
O presidente finalizou sua fala com agradecimento a todos os colaboradores por contribuírem para o desenvolvimento da empresa e do estado .
O presidente da Associação dos Funcionários da Prodepa (AFCPD), Anderson Brasil, também deixou sua mensagem aos presentes e entregou a premiação do campeonato de futebol da Prodepa durante a celebração.
“Quero agradecer a todos que têm participado com a gente e me comprometo a fazer da Associação uma instituição mais acolhedora para todos os associados. Em nome da AFCPD, parabenizo a Prodepa pelos seus 72 anos e a todos vocês que construíram essa empresa. Obrigado.”
Legado e Futuro - Desde sua criação, a Prodepa tem desempenhado papel estratégico na modernização da gestão pública e na democratização do acesso à informação no Estado do Pará. A empresa é responsável por implantar soluções de tecnologia que ampliam a conectividade, fortalecem os serviços digitais e aproximam o cidadão da administração pública.
Ao longo de sua trajetória, a Prodepa tem sido protagonista em projetos estruturantes, como a interiorização da internet, a ampliação da rede de fibras óticas e a criação de plataformas que otimizam serviços públicos. Mais recentemente, tem liderado iniciativas voltadas à inclusão digital, à inovação e à preparação do Pará para eventos de grande porte, como a COP30.
A cerimônia dos 72 anos foi um momento de reafirmação do compromisso da empresa com o futuro. Para além da celebração, a data simboliza o esforço coletivo colaboradores que ao longo de mais de sete décadas, vêm construindo uma Prodepa cada vez mais conectada com as necessidades da sociedade paraense.
Texto: Gabriela Dutra