Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará), em parceria com a Associação dos Empregados e Ex-Empregados da Prodepa (AFCPD), realizou na última sexta-feira (31) um bate-papo voltado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

O encontro contou com a presença do grupo Laços de Amor, criado em 2017, cuja missão é oferecer apoio a pacientes oncológicas. O grupo atua na viabilização de exames e medicamentos, orientação sobre direitos sociais e na distribuição de cestas básicas e kits de higiene, além de promover encontros de acolhimento e socialização. Essas ações buscam proporcionar momentos de troca, alegria e fortalecimento emocional entre as mulheres atendidas. Atualmente, o Laços de Amor acompanha 140 pacientes.
Durante o evento, servidoras da Prodepa participaram de uma conversa enriquecedora sobre autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce, pilares fundamentais no combate ao câncer de mama.
Uma das convidadas, Silmanete do Nascimento, integrante do grupo há quase sete anos, compartilhou seu relato e destacou a importância de não adiar consultas e exames preventivos.
“O processo de adiar é o mais perigoso. Quando você vê, o tumor já está grande. O câncer não dá sintomas. Então, digo sempre: não adiem suas consultas, façam mamografia e exames ginecológicos. E não esperem por outubro, o cuidado deve ser de janeiro a janeiro”, alertou Silmanete, que segue em tratamento paliativo há seis anos e nove meses.
Para a assessora da presidência da Prodepa, Luciana Bitencourt, o evento reforça o compromisso da empresa com a promoção do bem-estar e da saúde de suas colaboradoras.
“Acho importante a Prodepa se ocupar em tratar sobre o tema do Outubro Rosa, um tema muito relevante para nós, mulheres, que precisamos desse autocuidado, dessa atitude de amor para conosco. Num mundo moderno, versátil e tecnológico, precisamos também nos cuidar. A Prodepa e sua associação estão de parabéns por promoverem espaços de diálogo sobre esse tema”, afirmou.
Texto: Aline Santos